1. Aplicação de técnicas de RMN ao estudo de separação de fases líquido-líquido de proteínas
    Orientador: Eurico J. Cabrita (Ciência ID: 4814-5DDB-D43D)
    Tipologia de bolsa: BI
    Objectivo: Desenvolvimento da aplicação da ressonância magnética nuclear para o estudo do processo de separação de fases líquido-líquido de proteínas envolvidas em doenças neurodegenerativas.
  2. Reconhecimento Molecular do antigénio LacdiNAc pela lectina do tipo galactose presente em macrófagos
    Orientador: Filipa Marcelo (Ciência ID: 2B1E-5587-3DF2)
    Tipologia de bolsa: BI
    Objectivo: Caracterização bioquímica e espectroscópica do citocromo c2 de Neisseria gonorrhoeae, em que o aluno irá desenvolver aptidões nas áreas de biologia molecular, expressão heteróloga de proteínas, purificação e sua caracterização.
  3. Aplicação de técnicas bioquímicas ao estudo do citocromo c2 de Neisseria gonorrhoeae
    Orientador: Sofia R. Pauleta (Ciência ID: 461F-769F-0046)
    Tipologia de bolsa: BI
    Objectivo: Caracterização bioquímica e espectroscópica do citocromo c2 de Neisseria gonorrhoeae, em que o aluno irá desenvolver aptidões nas áreas de biologia molecular, expressão heteróloga de proteínas, purificação e sua caracterização.
  4. Caracterização cinética da nitrito reductase de Neisseria gonorrhoeae
    Orientador: Sofia R. Pauleta (Ciência ID: 461F-769F-0046)
    Tipologia de bolsa: BI
    Objectivo: O projecto foca-se no estudo da cinética de estado estacionário desta metaloenzima. Durante deste projeto, o aluno desenvolverá competências experimentais em cinética enzimática, assim como na caracterização espectroscópica de enzimas com centros de cobre.
  5. Engenharia de proteínas para optimização da produção de bioenergia de origem microbiana
    Orientador: Carlos A. Salgueiro (Ciência ID: A617-D83D-1A71)
    Tipologia de bolsa: BII
    Objectivo: Produção e caracterização de variantes de proteínas intervenientes em processos de transferência electrónica extracelular por técnicas bioquímicas e biofísicas. O estudo servirá de base à implementação de metodologias de optimização para produção sustentável de bioenergia por bactérias electrogénicas.
  6. Identificação de parceiros redox em Geobacter
    Orientador: Leonor Morgado (Ciência ID: D818-6515-64DC)
    Tipologia de bolsa: BII
    Objectivo: Identificação por ressonância magnética nuclear de parceiros redox de um novo citocromo membranar directamente envolvido no transporte extracelular de electrões em Geobacter sulfurreducens.
  7. Especificidade da endolisina Twort contra S. aureus usando a técnica de Ressonância Magnética Nuclear
    Orientador: Jorge S. Dias (Ciência ID: 851A-6502-159B)
    Tipologia de bolsa: BI
    Objectivo: Interação da endolisina Twort com peptidoglicano extraído de S. aureus, S. epidermidis e S. simulans; Caracterização estrutural da interação da endolisina Twort com muropéptidos derivados de S. aureus por RMN.
  8. Purificação por afinidade de HRPII de Plasmodium falciparum de sangue infetado com malária, usando nanoestrelas plasmónicas de ouro
    Orientador: Ricardo Franco (Ciência ID: 9317-7493-96B7)
    Tipologia de bolsa: BI
    Objectivo: Desenvolvimento de um método simples e baseado em centrifugação para purificação de proteínas ricas em histidinas a partir de meio complexo, recorrendo a nanoestrelas plasmónicas de ouro revestidas com Ni-NTA, seguido de deteção por espetroscopia de Raman aumentada pela superfície (SERS).
  9. Interação proteína-glicano no reconhecimento do epitélio gastro-intestinal pelo microbioma humano
    Orientador: Angelina S. Palma e Ana Luísa Carvalho (Ciência ID: 6719-0FF9-816A e 351C-DCB9-6912)
    Tipologia de bolsa: BI
    Objectivo: Implementação de microarrays funcionais de glicanos, termoforese em microescala e de cristalografia de raios-X para o estudo a nível molecular da interação de proteínas da superfície celular da bactéria comensal Bacteroides thetaiotaomicron com glicanos típicos do epitélio gastro-intestinal.
  10. Desenho de novas proteínas para a saúde que capitalizem na especificidade única da Malectina
    Orientador: Benedita A. Pinheiro (Ciência ID: CB17-E1B7-4EE7)
    Tipologia de bolsa: BI
    Objectivo: Caracterização da interação da malectina com N-glicanos. Modificação da especificidade para o reconhecimento de outros tipos de glicosilação em proteínas do retículo endoplasmático. Estudos serão realizados por mutagénese, microarrays, MST e outros métodos complementares.
  11. Diabetes tipo II - Estudos bioquimicos e estruturais para melhorar a biodisponibilidade de farmacos para hlGP.
    Orientador: Márcia Correia (Ciência ID: 1111-FE8C-4A3D)
    Tipologia de bolsa: BI
    Objectivo: Serão validados experimentalmente por ensaios in vitro, a potência e a eficiência de novos flavonóides que inibem uma das enzima chave do metabolismo da diabetes, a glicogênio fosforilase (GP). Será utilizada uma variedadede técnicas experimentais, tais como expressão, purificação e analise bioquímica de proteínas, estudos de interação proteína-ligando por MicroScale Thermoforesis (MST) e estudos enzimáticos.
  12. PHA sintetase: mecanismo catalítico e estrutura 3D
    Orientador: Cristiano Sousa Mota (Ciência ID: BA13-C0DD-E826)
    Tipologia de bolsa: BI
    Objectivo: Produção, caracterização bioquímica e cristalização de uma polihidroxialcanoato (PHA) sintetase de Pseudomonas mandelii. Análise estrutural e identificação dos resíduos que conferem especificidade para o substrato.
  13. A utilização da espectroscopia de Infravermelho na caracterização de polímeros biológicos.
    Orientador: Pedro Tavares (Ciência ID: 3E1D-D482-2A7C)
    Tipologia de bolsa: BI
    Objectivo: Neste projeto pretende-se utilizar a espectroscopia de FTIR para caracterizar um conjunto de proteínas recombinantes com diferentes características espectrais e funcionalidades. Os dados de FTIR serão interpretados em termos das frequências de vibração específicas das ligações peptídicas que podem ser interpretadas em termos quantitativos e qualitativos.
  14. Utilização de nanogaiolas proteicas em aplicações bioquímicas e biotecnológicas.
    Orientador: Alice S. Pereira (Ciência ID: 5F11-2A69-C26C)
    Tipologia de bolsa: BI
    Objectivo: Neste projeto pretende-se utilizar diferentes nanogaiolas biológicas para promover nesta mesma cavidade interior a síntese de outros minerais e moléculas de interesse biológico. Serão utilizadas técnicas de DNA recombinante, bioquímicas e espectroscópicas para obter e caracterizar nanogaiolas proteicas recombinantes.
  15. Estudos estruturais da alfa-sinucleína acetilada sob a influência de metabolitos carregados.
    Orientador: Aldino Viegas (Ciência ID: C411-0563-3D6B)
    Tipologia de bolsa: BII
    Objectivo: A proposta de investigação tem como objetivo investigar a influência de metabólitos comuns na agregação de α-syn e N-Ac-α-syn, bem como caracterizar possíveis locais de interação por RMN.